00:00:00

domingo, 18 de janeiro de 2009

Resenha do livro de Valdeck Almeida de Jesus

Uma saga, muitas vidas

JESUS, Valdeck Almeida de. Memorial do Inferno. A Saga da Família Almeida no Jardim do Éden. Giz Editorial, São Paulo, 2007.
Sobre o autor: Valdeck Almeida de Jesus, nasceu em Jequié na Bahia, em 15 de março de 1966. Cresceu e estudou no interior da Bahia, e transferiu-se para Salvador para trabalhar em órgão publico federal, onde vive até hoje.
Ler a história da família de Valdeck, contada nesse livro, nos faz vivenciar cada minuto dos fatos contados como se lá estivéssemos. A narração é clara e precisa.
Os fatos ocorridos com ele e seus irmãos pela falta de alimento, moradia e higiene, poderiam ter levado tantas crianças para os caminhos do submundo onde grassa a droga e o crime. No entanto deixam uma mensagem de valores que ainda existem, e podem servir de exemplo a tantas outras crianças com semelhantes viveres.
No transcorrer da história, em alguns trechos, pensa-se em um desfecho desagradável, mas logo adiante nota-se que a vida mesmo adversa, pode formar elementos positivos no pensamento das pessoas, e as leva para um caminho cheio de novas esperanças.
Esta história contada de forma tão singular, ora com humor, ora com grande emoção, prende o leitor de forma cativante. Como as peraltices dos meninos, que mesmo pedintes, achavam tempo e coragem para serem crianças. Ou da mãe, que entrevada e mendiga, não deixava os valores morais de lado, orientando os filhos para o caminho do bem e da honestidade.
Um dos trechos da narrativa que chama a atenção é a alusão à falta de ética nas escolas, onde ‘professores fingem ensinar e alunos fingem aprender’. Uma realidade brasileira.
Uma das mensagens que se tira da história, é que muitas coisas que acontecem na vida, parecem ser de tanta importância no ato do acontecimento, e que depois de muitos anos vai se notar que não foi tão importante assim. Que se pode seguir vivendo sem algo que parecia ser imprescindível.
Entre tantos livros lidos, este é um dos melhores em termos de autobiografia e história de uma saga. Criativo, de fácil leitura e que prende o leitor até o final sem cansar.
Pela autenticidade do autor e grande envolvimento social, essa obra pode ser lida por pessoas de todas as idades, inclusive em escolas, onde pode servir como um exemplo a jovens de todas as classes sociais.

Nenhum comentário: